Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Analogia da Vida – A saúde integral
Por vezes gosto de fazer analogias na consulta de naturopatia, é fácil a compreensão e a tomada de consciência.
Era uma vez (imagine) um ser humano, vivia numa cidade do planeta terra, sempre a correr entre tarefas (filhos, casa, trabalho atividades, compras). Procurava ter mais qualidade de vida, manifestava esse interesse. Procurava trabalhar mais, para dar mais aos filhos e desta forma considerava que estava a aproximar-se do seu objectivo.
Sabia que a vida era assim … sabia que a vida não pára … sabia que o mesmo acontecia com os outros e isso dava-lhe algum conforto, mas não lhe trazia a paz e o bem-estar.
Depois pensava, é o preço que se paga, mas tenho uma boa qualidade de vida!
Certo dia, o corpo começa a dar alertas, vários, erráticos, intermitentes. Vai ao médico, faz exames, análises, despista de A a Z. Vive preocupado, procura um diagnóstico, volta a fazer exames, toma medicamentos. Acrescenta mais alguns sinais e sintomas. Sente-se o afortunado por poder ir ao médico, por fazer os exames e comprar os medicamentos.
Melhora, mas não está bem. A vida continua, passam uns meses e voltam novos sintomas, agudizam-se outros que já tinha. Começa à procura de outras alternativas, outros profissionais de saúde. Sente-se perdido, triste, questiona-se, mas a vida é assim?! Começam as vir questões e mais questões, porque a mim, porque agora (presente), o que faço, como é que vai ser (futuro)?
Observando a vida sobre outro prisma…. Fazendo uma analogia com uma árvore.
As raízes são a sua base, a nossa essência (SER) devem ser nutridas por alimento de boa qualidade e na quantidade certa, respirar de forma consciente, exercitar, ter bons pensamentos e bons sentimentos.
O tronco é o equilíbrio da árvore, podemos considerar o (ESTAR) a nossa relação com o meio e com os outros, nem demasiado flexível nem demasiado rígida, ambas partem.
Os galhos da árvore são sazonais, estão viçosos na primavera/verão e caem no outono/inverno, também podemos dizer que no ser humano (FAZER) são tarefas. Fazemos e ficamos satisfeitos e batem-nos as palmas, no entanto é temporário/sazonal.
Os frutos são saborosos, dão prazer, mas é momentâneo. Também podemos equiparar ao (TER), temos saúde, trabalho, amigos, casa, etc., no entanto tudo pode mudar.
Voltando ao ser humano, a homeostase/equilíbrio dinâmico está em olhar para dentro. De dentro para fora. Nutrir as raízes da vida (SER), criar boas estruturas de afectos e relações (ESTAR).
FAZER e produzir de forma ajustada ao SER e ao ESTAR, de acordo com o seu biorritmo. TER na medida certa em que pode usufruir, valorizar o agora (presente) e fazer vibrar no amanhã (futuro).
Afinal já viu alguma árvore só com galhos e frutos?
Alimente as raízes da sua árvore, pois existem muitas árvores centenárias e de boa saúde só com raízes e tronco.
Pesquisa
Artigos recentes
Calendário